50 idéias para elevar as apostas de seu enredo

A maravilhosa Bryn Donovan, do site http://www.bryndonovan.com fez uma lista com cinquenta maneiras de elevar as apostas de qualquer enredo (Ps: Não só romances). Claro que adorei! Entrei em contato com ela e pedi permissão para postar seu post à integra, aqui.

Então, segue a tradução (com algumas adaptações minhas) do original que você pode ler em inglês aqui

Por que elevar as apostas do seu enredo?

Porque sentimentos são tudo que você quer e precisa despertar no seu leitor! É isso que você precisa atingir com o seu livro: fazer o leitor se remexer na cadeira, roer as unhas, detectar (e amar) você, debulhar-se em lágrimas. E para atingir isso, você PRECISA ELEVAR AS APOSTAS DO SEU ENREDO.

Ai, meu Deus, acho que está faltando alguma coisa na minha história.

Calma, eu sei o que você está sentindo. Você quer aquele elemento que cause desespero, que mexa com os brios, os ânimos e os sentimentos do leitor, mas está sem ideias.

Mas adivinhe: tem gente pelo mundo coletando situações que mexem com o brio da gente, e aqui está uma lista delas! Quem sabe esse elemento que você procura não está aí, nessa lista? Divirta-se, você vai fazer uma viagem pela história do cinema!

50 idéias para elevar as apostas de seu enredo

1) Alguém quer destruir o país / planeta / universo e deve ser interrompido.

2) Alguém que a heroína ama desaparece misteriosamente.

3) O protagonista, alguém que ele ama ou um membro da equipe é sequestrado ou feito prisioneiro e deve ser recuperado. (Saving Private Ryan; Taken.)

4) Alguém está tentando assassinar o herói ou alguém que ele ama, e ele não sabe o porquê. Ou quem quer fazer isso.

5) Alguém está tentando matar a heroína ou alguém que ela ama, e ela sabe exatamente o porquê.

6) Há um serial killer à solta que deve ser interrompido. Pode ser uma pessoa, uma máquina, ou um monstro.

7) Um amigo ou membro da família sofreu uma lavagem cerebral ou está possuído, transformando-os em um assassino.

8) A heroína, ou um grupo, está saindo da prisão, ou fugindo escravidão ou outro tipo de opressão. (Mad Max: Fury Road.)

9) A investigação de um assassinato, talvez de um ente querido, leva o nosso herói para um país estrangeiro ou em um submundo perigoso.

10) Pessoas em uma casa ou edifício foram feitos reféns. (Um Dia de Cão)

11) Uma pessoa que imaginava ou apenas brincava de ser um guerreiro ou herói encontra-se agora em uma batalha real (Pronto Player One; Galaxy Quest; The Ender’s Game)

12) Alguém está perdido ou encalhado em um ambiente inimigo, um deserto áspero, ou algum outro lugar onde a sobrevivência é um desafio. (Gravidade; Into the Wild.)

13) Um desastre natural, como um tsunami ou um vírus, ameaça acabar com a nossa heroína, juntamente com todos os outros.

14) Alguém está decidida a se vingar contra aquele que arruinou sua vida ou a vida de um ente querido, ou pelo menos trazer o vilão à justiça. (Kill Bill).

15) Nosso herói tem certeza de que alguém tem sido injustamente acusado ou condenado por um crime, e procura o verdadeiro culpado.

16) A comunidade pede um estranho para ajudar a salvá-los de algum tipo de ameaça.

17) O herói está fugindo da lei. Ele pode ser culpado, ou ele pode ter sido enquadrado. (Catch Me If You Can; O Fugitivo.)

18) Alguém deve encontrar, recuperar ou se livrar de um objeto ou arma mágica, amaldiçoado, ou perigoso.

19) Uma pessoa comum descobre que tem poderes especiais ou for destinado a uma aventura heróica.

20) O herói tem poderes especiais ou conhecimento secreto que ele deve esconder, ou então arriscar ser morto.

21) Alguém está roubando algo importante, tal como informação governamental ou apenas uma quantidade enorme de dinheiro. (Onze Homens…)

22) Alguém acabou na posse de algo valioso, perigoso, ou importante, o que causa problemas.

23) Rivais, inimigos, ou pessoas aparentemente incompatíveis se unem para derrubar um cara mau ou chegar a algum outro objetivo. (Toy Story; Guardiões da Galáxia.)

24) Um criminoso é recrutado pelos mocinhos para que ele possa trazer seu conhecimento ou habilidades únicas para resolver um caso.

25) A equipe está em uma missão, mas ocorre um motim.

26) Amantes, irmãos ou amigos são colocados uns contra os outros, e apenas um deles pode prevalecer.

27) Através da tecnologia e / ou de outros meios, a identidade de alguém é exterminada ou assumida por outra pessoa.

28) Um espião ou assassino decide ajudar quem deveria matar (Branca de Neve)

29) Um espião ou soldado se apaixona pelo inimigo (usei esse aqui para o meu romance A Última Peça)

30) Uma carta secreta, ou vídeo, é tornado público, e a heroína/herói têm que lidar com as conseqüências.

31) Um voyeur torna-se obcecado por uma pessoa que observa

32) Uma pessoa deve viajar para um determinado ponto por um determinado período de tempo

33) Uma criatura criada por humanos se torna uma ameaça mortal. (Frankenstein; Jurassic Park.)

34) Um acidente de avião, navio, ônibus ou de trem que não parecia provável acontecer. (Titanic)

35) Um soldado ou assassino se revolta contra quem o contratou quando percebe suas reais intenções

36) Através da formação e determinação, uma pessoa não qualificada torna-se um soldado, espião, ou herói.

37) Alguém com um passado violento, ou alguém que já se aposentou é puxado de volta à briga

38) Uma pessoa no lugar errado na hora errada torna-se um acessório ou testemunha de um crime terrível (A Testemunha.)

39) Uma morte parece suicídio, mas a protagonista desconfia que foi assassinato.

40) Um pequeno grupo defende-se contra um ataque por uma força muito maior e / ou mais poderosa.

41) Centenas ou milhões de pessoas estão sob ataque por um pequeno grupo, através de vírus de computador ou armas biológicas.

42) Um teórico da conspiração ou vidente prevê algo terrível, mas não consegue fazer ninguém acreditar nele.

43) A heroína, ou um grupo, quer derrubar um governo ou de outro poder constituído. (Jogos Vorazes)

44) Acontecimentos estranhos levam o herói a acreditar que todos na aparentemente agradável família, empresa ou cidade está escondendo algum segredo. (A Firma)

45) Um espião ou impostor se infiltra em um grupo e poderão matar aquele que adivinhou sua identidade.

46) O herói foi transformado em uma arma mortal contra a sua vontade. Uma bomba foi cirurgicamente implantada nele, ou ele já foi infectado com um vírus.

47) Um caso de assassinato nunca foi esclarecido, e, de repente, um novo assassinato parece que foi cometido pela mesma pessoa.

48) O herói deve realizar uma tarefa difícil ou fazer algo imoral, ou então ele ou alguém que ele ama será morto.

49) A heroína deve deliberadamente desistir de sua própria vida para salvar a vida dos outros.

50) O herói deve matar alguém que ama (ou preza) a fim de salvar um grupo maior de pessoas.

E aí, acharam algumas ideias? Eu adorei a lista! Vá lá, mude sua história se precisar, ou comece uma completamente nova!

Retirado e traduzido de: http://bryndonovan.com/2015/08/03/50-ideas-for-high-stakes-plots/

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